Em cartaz | Do outro lado da ponte


Do outro lado da ponte: pinturas e alguns objetos

Com o fio imaginário de Aline Terranova, entre pinceladas, objetos, Vivaldi, Chet Baker, café com canela, Marcos Carvalho, Miguel de Cervantes, instrumentos do passado, pigmentos do presente e a engenharia circular que habita o percurso de Luciano Ramos, tecemos, no segundo semestre de 2017, as nossas aulas no curso de Pintura III na Escola de Belas Artesda UFBA. 
Água por baixo, curso e tempo, atravessamos, no nosso imaginário, as pontes de F. Soraia, envoltos no tempo rabiscado de J. Cedraz, reinventado em páginas desenhadas. Deparamo-nos com as próteses de Dr. X – geração de seres híbridos em procedimento cerâmico e pictórico, monstrificados, e com "Os ancestrais" de Alisson Ramos. Nanã nos recebeu com águas paradas e muita lama. 
Jeuel Abaré, onde começou o mergulho e onde termina? Augusto Caymmi, será que o caminho da verdade é o único caminho para o belo? Cláudia Araújo, direito ou avesso? Terra ou céu?
Não encontramos respostas, mas nossas pinturas e alguns objetos aqui apresentados instauram poéticas em tempos e espaços distintos, como o “Dar à Luz” de Mabell Fontes
Fica uma certeza, como nos aponta Andreza Pires: a obra flui, para, segue, questiona, afirma, nega, deduz... Mas não se conclui... Apenas se anuncia num universo pictórico plural, do outro lado da ponte, onde foi possível selar um bonsai como jóia.

Viga Gordilho
Artista curadora
Verão 2018







Fotos: May

SERVIÇO:
Do outro lado da ponte:  pinturas e alguns objetos
O quê? Mostra coletiva dos alunos de pintura III da Escola de Belas Artes UFBA. 
Resultado do semestre 2017.2
Onde? Instituto Cervantes (Galeria)
Ladeira da Barra, 2792, Salvador - BAHIA
Até quando? 23 de março de 2018
Horário: Segunda a Sexta - 9h às19h / Sábados - 9h às 13:30h