O.LIVRO.DE.ARTISTA | MAB.2019


Em 17 de maio de 2019 inaugurou a exposição O.LIVRO.DE.ARTISTA - MAB.2019 que reúne trabalhos de artistas brasileiros e portugueses que exploram as possibilidades expressivas do livro. Os objetos, que foram expostos anteriormente em Portugal, extrapolam os usos, hábitos e sentidos do livro tradicional. Trata-se de uma série de trabalhos que deslocam as narrativas e/ou investigam o formato tradicional convidando o espectador a experienciar o objeto e criar sua propria trajetoria ao manipular os objetos.

A exposição acontece no contexto do projeto O.livro.de.artista, uma plataforma criada pelas artistas Suzana Bravo e Daniela Steele, que visa incentivar a produção, circulação e visibilidade dos livros de artista. Desde 2016, num intercâmbio transnacional, o projeto possibilitou trocas de experiências e uma ampliação do debate e reflexão sobre o conceito desta categoria híbrida e os processos desempenhados na produção artística atual em uma rede de colaborações e parcerias. As mostras anteriores, contemplaram uma diversificada produção independente de livros de artista e foram realizadas em diálogo com outras atividades formativas como oficinas e conversas.

A cada nova edição o projeto consolida sua atuação e reforça o compromisso de contribuir para o fortalecimento e divulgação dos livros de artista. Agora, em 2019, damos continuidade ao projeto enfatizando os processos de criação e modos de recepção dos livros de artista. Convidamos a entrar em contato com os pensamentos e materialidades dos livros dos artistas e criando outros processos, caminhos reações que continuarão os fluxos e trânsitos do projeto.

Idealização: O.Livro.de.Artista
Coordenação: Daniela Steele
Realização: Museu de Arte da Bahia (MAB) 
Apoio: Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA)
Visitação até 30 de junho de 2019
Local: Av. Sete de Setembro, 2340 - Corredor da Vitória, Salvador
Curadoria: Ines Linke / Susana Bravo




#livrosdeartista #exposicao #coletiva#processosemtransito #olivrodeartista#artesvisuais #brasil #portugal#museudeartedabahia