Media Memory Collection #1


Com o projeto MEDIA MEMORY COLLECTION, a artista Kika Nicolela, premiada no Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba em 2011, recolheu doações temporárias de filmes caseiros antigos que estariam destinados ao lixo ou ao esquecimento e, com o apoio da LIFT (Liaison of Independent Filmmakers of Toronto), realizou a digitalização de todo o material recebido – totalizando aproximadamente 30 horas de vídeo.   

Um primeiro objetivo do projeto é devolver aos participantes os filmes originais, junto com cópias digitais em DVD, para que eles possam acessar a memória familiar contida nesses suportes que, de outra maneira, acabaria se perdendo.
Por outro lado, esse material digitalizado servirá como base para uma série nova de vídeos e fotos da artista. A primeira obra da série, MEDIA MEMORY COLLECTION #1, é o vídeo exibido na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. O vídeo estará em looping no auditório da Pinacoteca entre 08 e 20 de setembro.

“Por várias décadas, a película foi usada como forma de registro da intimidade e memória familiar. A quantidade de filme acumulado é incalculável, mas grande parte desse material original está se deteriorando, acaba sendo guardado sem o cuidado devido ou, simplesmente, jogado no lixo. Este foi o ponto de partida para o projeto MEDIA MEMORY COLLECTION. A quantidade de filmes que eu efetivamente salvei pode ser limitada em comparação com a enormidade de rolos Brasil afora, mas é um primeiro passo no sentido de levantar essa questão”, comenta Kika Nicolela.

MEDIA MEMORY COLLECTION foi selecionado pelo programa internacional de residência artística da LIFT (Liasion of Independent Filmmakers of Toronto), no Canadá, instituição cuja missão inclui facilitar e promover a prática artística cinematográfica. Durante os meses de julho e agosto de 2012, a artista teve acesso aos equipamentos e assessoria técnica da instituição para a realização da transferência do material analógico para vídeo de alta-definição.

“O longo e trabalhoso processo de digitalização de dezenas de rolos de filmes em 8mm, super8mm e 16mm, filmados por amadores entre as décadas de 50 e 80, foi para mim uma experiência extremamente enriquecedora. Ter essa relação com a fisicalidade e materialidade da película, limpando e restaurando cada rolo de filme, trouxe uma dimensão singular para o projeto. Esse processo é parte essencial da obra, bem como a relação de confiança que levou os participantes a me emprestarem parte de sua história pessoal e familiar”, reflete a artista.

O projeto MEDIA MEMORY COLLECTION gerará uma série de vídeos e fotografias que oferecem uma reflexão sobre o tempo – condensando e reunindo elementos como memória, a época do registro, o registro da passagem de tempo na vida das famílias e a impressão do tempo sobre o suporte (com a deterioração física da película).
Além disso, a artista pretende investigar as tensões entre ficção e realidade, História e histórias pessoais. Fora de seu contexto original, esses filmes têm o potencial de originar inúmeras narrativas e histórias.