Boa romaria faz, quem em sua casa está em paz


Segundo Félix Guattari, somente uma articulação ético-política entre três ecologias (o meio-ambiente, as relações sociais e a subjetividade humana) é que poderia esclarecer a forma de se viver sobre o planeta daqui para frente.
Segundo esse autor, a arte é cura, onde o espectador é o coautor da obra. É uma transferência da qual o artista não tem nenhuma consciência e a reação do espectador diante da obra será o registro de uma obra “osmose-estética”, que ocorre por meio da matéria inerte.
Nesse sentido a obra de arte não detém o olhar: é o próprio processo fascinador do olhar que se cristaliza em torno dela, além dos diferentes componentes da subjetividade, redistribuindo-os para novos pontos de fuga.
Com esse ponto de vista, a “autonomia da obra” permite secretar novos campos de referência; seria um “sampling” de imagens e informações, reciclagem de formas passadas, já socializadas ou historicizadas, uma invenção de identidades coletivas.
É precisamente isso que acontece com os trabalhos do artista plástico Fábio Sampaio, cujas suas memórias inserem em seus trabalhos um dispositivo conceitual, pois a própria idéia de um objeto parcial remete aos componentes da sua subjetividade.

“Boa romaria faz, quem em sua casa está em paz”.
O artista utiliza esse provérbio repetido por sua avó para traduzir a idéia acerca de conduta imposta pelos seus antepassados. Ele se apropria do dito popular e o transpõe em seus trabalhos, como se isso reduzisse seus medos e refletisse seu psiquê, sua subjetividade, interagindo com o meio.
Seus condutores energéticos se expressam em seus trabalhos, induzindo o espectador a uma linguagem semiótica totalmente nietzscheana, “de traçar textos no caos do mundo”. Em outras palavras, interpretar e avaliar, de acordo com percepções em um único ponto. São trocas imagéticas num processo criativo. A ação e os módulos catalisadores que valem e não a inércia.
 
Loly Demercian
Arte-educadora, curadora de arte e mestre em Arte, Educação e História da Cultura.