MAM discute Bienal


O MAM Discute Bienal tem início em março com a palestra do diretor do MAM-BA, Marcelo Rezende. Os encontros acontecem quinzenalmente até junho de 2013 no Cinema do MAM, das 9h às 12h, e buscam discutir modelos e histórias das bienais internacionais de arte. A proposta é iniciar as plataformas para solidificar a Bienal Internacional da Arte da Bahia, em 2014.

"Uma bienal não é uma exposição, são vários projetos, acontecimentos. Significa também conviver com a arte, experimentá-la, de modo algum pode ser reduzida apenas a uma exposição”, explica Marcelo Rezende, diretor do MAM-BA.

O estado da Bahia já espera há 46 anos para realizar uma nova Bienal de Arte. A Bienal Nacional de Artes Plásticas da Bahia, posteriormente conhecida como Bienal de Arte da Bahia, foi aberta ao público em 1966, no Convento do Carmo. A segunda edição, de 1968, fechou durante um mês, após somente um dia de mostra. No retorno, a exposição estava com dez obras a menos no Convento da Lapa.
O atual diretor do MAM-BA foi convidado pelo Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, para conduzir a produção e a realização da bienal em 2014, junto a um conselho curatorial. A bienal internacional da Bahia foi instituída por decreto em 2009. “O estado da Bahia decidiu recuperar uma história que foi interrompida em 68”, afirma Rezende, que participou da 28ª Bienal de São Paulo, em 2008, com a criação da plataforma curatorial 28b. A nova bienal substitui o Salão da Bahia, organizado há 16 anos no MAM.

+ infos neste LINK.