Selecionado pelo edital de
Economia Criativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia no ano de 2012, o
programa que ocorreu ao longo de seis meses no Centro Técnico do Teatro Castro
Alves, trazendo nomes representativos da criatividade brasileira como Karla
Girotto, Fabrício da Costa e Suzy Okamoto diz ver todas as alternativas diretas
de financiamento esgotadas.
Após diversas tentativas em editais públicos e privados no estado, os diretores criativos do programa acreditam estar havendo um grande equívoco sobre o que tem se falado da importância da Economia Criativa para o desenvolvimento econômico e social e o que efetivamente está sendo feito: “Considerando que a qualificação é uma das diretrizes principais enquanto políticas públicas da EC, nos resta acreditar que de fato não há um entendimento de como funciona os processos de imersão tanto conceituais quanto estratégicos necessários para se obter Inovação, o que faz com que continuemos na máxima nostálgica do estado da Bahia onde se tem grandes ideias e pouquíssimos negócios”, defende Tarcísio Almeida.
O programa que visa o fomento da prática experimental e do aperfeiçoamento das ideias em busca de maior inovação nos empreendimentos criativos considerando o desenvolvimento humano e o impacto social, relata a dificuldade que vem enfrentando para conseguir patrocínios e apoios: “Como tantos outros projetos de enorme relevância que vemos morrer todos os dias na cidade, a sensação que temos é que estamos sozinhos; quando fechamos os olhos e pensamos quais instituições possivelmente interessadas em apoiar ações de inovação e criatividade, vemos ou que elas praticamente não existem ou não compreendem o cenário em que estamos inseridos”, salienta Diane Lima.
Há uma falta de entendimento sobre o design enquanto disciplina capaz de resolver problemas, da possibilidade do suporte artístico para experimentar essa tal diversidade brasileira, da real potencialidade do que significa vivermos conectados em rede e de um olhar estratégico que proporcione impacto social através da nossa criatividade; há uma falta de compreensão das relações do mundo contemporâneo, esse que a nós foi dada a condição de simplesmente copiar e isso faz com que iniciativas assim se tornem incompreensíveis.
O empresariado não entende que hoje se fala em processo e que o resultado é somente resíduo e que é assim que os números em um mundo competitivo e globalizado nascem, através da semente plantada no indivíduo, formando líderes e pessoas mais pró-ativas, que vão colaborar e implantar o novo nas organizações agregando valor e gerando enfim lucros.”
Utilizando métodos próprios
e conhecimentos da arte e do design, os laboratórios oferecidos gratuitamente
tiveram na sua primeira edição em torno de 500 inscritos, com 150 pessoas
beneficiadas diretamente, gerando um portal de conteúdo na internet e a produção
da publicação Vitamina, que além de versão impressa via financiamento
colaborativo encontra-se disponível para free download na internet: “Para além
dos números tivemos de fato um retorno muito positivo dos participantes; vimos
muitos deles repensarem seus projetos e enxergarem novas perspectivas para seus
empreendimentos criativos tornando-se mais competitivos numa turma que permitia
trocas intensas pela sua multidisciplinaridade, característica decisiva também
para a total entrega que houve por parte dos orientadores”, pontua Thaís
Muniz.
Pense Dissonante
No Pensedissonante.tumblr.com estão disponíveis todas as
informações para quem quer colaborar com o projeto como o Manifesto da ação,
formas de pagamento, um orçamento aberto e as contrapartidas oferecidas que
incluem a revista Vitamina, posteres e bolsas. Também no site é possível
acompanhar os nomes e conhecer as pessoas que estão fazendo o projeto
acontecer.Depois dos 30 dias de campanha, será
divulgado o quanto foi possível captar e qual a estrutura do programa que será
realizado, que ainda espera que seja possível obter apoios para demandas como
hospedagem, passagens aéreas, alimentação e materiais didáticos e que ainda está
aberto com cotas de patrocínio para empresas que se sensibilizem e se
identifiquem com os conceitos de criatividade e inovação.
Serviço: