Deslocamentos



Deslocamentos é a primeira exposição individual de Fábio Leão em Salvador. 
A exposição faz parte da programação anual da Galeria Cañizares, espaço voltado às artes visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Nesta exposição, o artista visual que vive e trabalha em São Paulo, apresenta trabalhos que desenvolveu a partir de 2011. São monotipias e desenhos em que transpõe para o papel objetos domésticos de seu entorno. A exposição apresenta ainda trabalhos site-specific nos quais o artista considerou elementos do próprio espaço expositivo.
Em um mundo povoado pelo excesso de informações, os trabalhos expostos propõem um deslocamento do olhar no sentido de invocar um certo “silêncio visual” para alcançarmos o desaceleramento necessário à reflexão sobre nossas vivências e nossa precária capacidade de perceber verdadeiramente o mundo a nossa volta.

Fábio Leão
Nascido em Arapiraca, AL, em 1975. Vive e trabalha em São Paulo. Formado em Comunicação Social, participou de atividades de formação artística tais como workshops do Professor Charles Watson, entre os quais: 38º Procedência e Propriedade; Processo Criativo, Módulo III e Dynamic Encounters Rio; e outras atividades como: “Arte Contemporânea”, MAM-SP, com Pedro França (2012), acompanhamento de trabalho com Franz Manata, professor da EAV Parque Lage (2011), e Orientação de trabalho para Jovens Artistas, com Laura Vinci (2004), entre outros. Atualmente, participa do grupo de Acompanhamento de Projetos do Hermes Artes Visuais, orientado pelos artistas Nino Cais, Marcelo Amorim e Carla Chaim.

Tem participado de exposições por todo o país entre as quais:
“Arte e Design”, com curadoria de Rejane Cintrão (exposição a se realizar em Setembro de 2013), Sala de Arte Santander, São Paulo;
“Futuro Salão Nacional de Artes Visuais de Jundiaí, Arte
Contemporânea e Novas Tecnologias” (vencedor do prêmio aquisitivo) - Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes - Jundiaí – SP, 2013;“4º Salão dos Artistas sem Galeria” (um dos 3 vencedores), Zipper Galeria e Casa da Xiclet, São Paulo, 2013; “Abertura” – Ateliê 397 – São Paulo, 2013; “Múltiplo Olhar”, Centro Universitário Maria Antônia, São Paulo, 2012; “Tradição e Contemporaneidade”, 22º Salão Curitibano de Artes Visuais, Curitiba, 2012; “A Face Oculta de um Acéfalo”, 6ª Bienal do Esquisito, (Ganhador do Prêmio “Olho Latino”), Museu Olho Latino, Atibaia, SP, 2012; “Atelier Aberto”, Instituto Tomie Ohtake, 2004; III Prêmio Michelangelo de Pintura Contemporânea, (1º lugar, viagem a Paris), Centro Cultural São Paulo, 1995; entre outras. 

Serviço:
Deslocamentos: de 09 a 23 de set 2013.
Abertura: 09 de set às 19hs.
Visitação: das 8hs às 17hs.
Tel.: (71) 3283-7930
Local: Escola de Belas Artes da UFBA – Av. Araújo Pinho, 16-202, Canela,
Salvador – BA.