Amadas à Flor da Pele

EXPOSIÇÃO REÚNE ARTISTAS BAIANAS E DIFERENTES TÉCNICAS PARA ILUSTRAR PERSONAGENS FEMININAS DO ESCRITOR JORGE AMADO

Celebrando o feminino no universo de Jorge Amado, Carol Miag, Nila Carneiro e Alana Murinelly, três artistas baianas com estilos muito distintos escolheram, por afinidade, cumplicidade e afeto, personagens de Jorge Amado para traduzir, cada uma com sua marca, personagens femininas independentes e guerreiras do escritor. O resultado poderá ser conferido pelo público na exposição “Amadas à Flor da Pele”, entre os dias 15 de outubro e 15 de novembro, na Sala de Arte da Ufba.
Para as artistas, as mulheres de Jorge Amado são tecidas para serem feitas de carne em seu sexo e de poder transformador em sua vontade de mulher. São mulheres que sabem se erguer e se transformam mesmo castigadas, abandonadas, estupradas, feridas, enciumadas, traídas, humilhadas. Elas nos ensinam, nessa ciranda frenética de celebração de morte e renascimento, que isso aqui, sinhá, é MUNDO.
“Evocamos Tieta, Manela, Gabriela, Dona Flor, Adalgisa, Lívia e Dora, com as bênçãos dos Orixás, para compor essa ciranda em aquarelas, fotografias e acrílicas, resgatando o potencial amoroso dessas mulheres na linguagem visual”, conta a artista visual Carol Miag. 
“Buscamos, com as obras desta exposição, a revitalização, o empoderamento, o resgate religioso e a valorização do feminino do universo de Jorge Amado em toda sua glória”, completa a artista visual Nila Carneiro.

Além da exposição, no sábado, 17, Carol Miag ministrará uma oficina de Técnicas de Aquarela, no Inspiratório, espaço colaborativo localizado no Canela. O encontro trabalhará teorias cromáticas, luz e sombra, criatividade e as diversas possibilidades da aquarela.


Serviço
Exposição Amadas à Flor da Pele
Visitação: 15 de outubro a 15 de novembro
Horário: 13h às 20h30
Abertura: 15 de outubro (quinta), às 19h
Onde: Sala de Arte da Ufba - Pavilhão de Aulas do Canela (PAC). Av. Reitor Miguel Calmon, s/nº
Aberto ao público
Programação especial | Oficina de Aquarela com Carol Miag
Quando: 17 de outubro (sábado)
Horário: 13h às 17h
Onde: Inspiratório – Rua Marechal Floriano, 48D, Canela.