Concurso internacional | BIENAL DE CERVEIRA (PT)


Foi lançado o Concurso Internacional da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, cuja apresentação de propostas decorrerá entre 3 de fevereiro e 14 de março 2017 em Vila Nova de Cerveira, Portugal. A bienal de arte mais antiga do país regressa no próximo ano sob o tema “Da Pop Arte às Trans-Vanguardas, apropriações da arte popular”, que reveste o choque tecnológico que temos vindo a atravessar, conseguido pelo acumular do saber através dos séculos e pela identidade das nossas populações.

O concurso é destinado a artistas de todo o mundo, sendo que cada concorrente terá de apresentar, para além das obras a concurso, um portfólio da sua carreira artística, um currículo completo, uma memória descritiva sobre a integração da sua proposta no contexto do tema proposto e o conceito do trabalho. Será dada preferência às obras que reflitam a cultura e tradição do país de origem dos artistas concorrentes, numa interpretação contemporânea. Segundo coordenador artístico e cultural da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Cabral Pinto, “esta aposta tem como objetivo estabelecer um diálogo mais enriquecedor entre os concorrentes e o público em geral”.

Na sua 19.ª edição (15 de julho a 16 de setembro 2017) o certame manterá o formato adotado desde a primeira Bienal (1978), um local de encontro, debate e investigação de Arte Contemporânea, num programa concertado com o Ensino Superior das Artes a nível Europeu. O evento envolve assim: concurso internacional; representações de universidades, escolas superiores e politécnicos das áreas artísticas, com apresentação dos departamentos de investigação artística e as produções de alunos e professores; artistas convidados nacionais e estrangeiros com curadorias nacionais e internacionais; artistas homenageados; espetáculos; conferências e debates; ateliers e workshops; visitas guiadas; entre outros.

Mais informaçõe neste LINK.