Happening com Adolphe Binder e Meritxell Aumedes




No dia 6 de dezembro (terça-feira), às 19h, a diretora e curadora artística Adolphe Binder, romena radicada na Alemanha, apresenta aos baianos, numa instalação performativa, o trabalho que está desenvolvendo como residente da Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia. O público será imerso numa obra em processo que revela um olhar de fora para as culturas baianas, olhar que também que se conecta às próprias raízes e ao (re)fazer artístico como gatilho para a criação.

Junto com a artista visual e performer Meritxell Aumedes, da Espanha, com quem colabora há bastante tempo, Binder tem se voltado para o tecido da vida baiana e entrevistado pessoas locais neste processo que estabelece três principais campos de interesse: transformação, transcendência e cruzamento de linhas.

A pesquisa da dupla nos últimos anos tem se baseado em noções de identidade, memória e pertencimento, nas semânticas e topografias da fronteira (linha), no vão, no ‘nem cá, nem lá’. Estruturas de poder, submissão e exclusão se refletem em um trabalho que é transdisciplinar e que lança uso de metáforas, simultaneidades, camadas e associações através do uso da imagem em movimento, do corpo e de instalações imóveis. Referências e fluxos de consciência geram um espaço de performance como observatório.

“Natural Red 24” e “Aus welchem Holz bist Du geschnitzt?” são parte da instalação que será apresentada, bem como vídeos em processo resultantes da residência. A obra “rûah” também será parte da exposição. Após o happening, haverá uma conversa entre Adolphe Binder e Meritxell Aumedes, apresentando ainda trabalhos antigos em vídeo, bem como sua forma de pensar e de criar. A conversa se dará em inglês e espanhol com tradução simultânea para o português.

“NÓS TEMOS SIDO AQUELES QUE NÃO SÃO NEM DE CÁ E NEM DE LÁ. AGORA, SEREMOS AQUELES QUE SÃO TANTO DAQUI COMO DE LÁ – AMBOS AO MESMO TEMPO”
Guadalupe Gómez


RESIDÊNCIA EM SALVADOR – Adolphe Binder está em Salvador desde o fim de outubro e permanecerá até meados de dezembro, como residente da Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, a terceira residência artística no âmbito geral das 159 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeira e única da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. A proposta do programa é fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir da presença de artistas de todo o mundo.

Nascida na Romênia e radicada na Alemanha, Adolphe fez faculdades de Letras, Ciências Políticas, Filosofia e História. É diretora artística designada do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch. Nos cinco anos anteriores, foi diretora artística da Danskompani de Gotemburgo, na Suécia. Seu trabalho foca na concepção artística e no desenvolvimento de obras multi e transdisciplinares. Já atuou como curadora, dramaturga e produtora criativa, a exemplo de sua temporada como diretora do Berlin Ballett e como dramaturga da Deutsche Oper. Trabalhou para diversos teatros, festivais, revistas culturais e clubes underground. Nos últimos 20 anos, cooperou com uma série de artistas internacionais das mais diversas linguagens.


HAPPENING COM ADOLPHE BINDER E MERITXELL AUMEDES
Onde: Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA
(Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória)
Quando: 6 de dezembro (terça-feira), 19h

Quanto: Gratuito