Vânia Medeiros em ATLÂNTIDA




RV Cultura e Arte apresenta Atlântida, a primeira exposição individual da artista baiana Vânia Medeiros. 

Morando em São Paulo, Vânia volta a Salvador para uma mostra que reúne trabalhos produzidos principalmente em 2016, e nos quais apresenta os resultados de suas pesquisas mais recentes. Em andanças por diferentes cidades, que inclusive já motivaram as publicações “Férias” e “Férias 2” (Conspire Edições, 2016), a artista recria percursos e paisagens, transformando suas experiências sensoriais em desenhos, instalações e objetos. Para Atlântida, foram selecionadas obras em que Vânia recria ilhas geométricas em meio a um bloco denso de cores e texturas, reinventa cartografias através de desenhos ou objetos, e ainda convida o espectador a elaborar suas próprias paisagens urbanas.


Na análise da artista e pesquisadora Thais Graciotti – que assina o texto da mostra - “Aqui estamos: neste arquipélago de rotas e propostas de viagens diversas, mais do domínio da intensidade do que da extensão, Vânia Medeiros fez emergir com a força de seu traço e seu corpo no espaço percorrido, não uma cidade utópica do fundo do mar, mas caminhos fantásticos e diversos que nos promovem em deriva, um corpo-olho. Cada movimento é uma descoberta”.

A exposição pode ser visitada a partir do dia 07 de dezembroaté 18 de fevereiro, com entrada gratuita.

Foto: Ditto Leite

Sobre a artista:
Vânia Medeiros é artista visual e editora independente.
Foi criada em Salvador, Bahia e atualmente reside em São Paulo. Investiga o desenho como forma de expressão em diversos suportes e formatos. Seu trabalho realiza-se através de ações no espaço e processos colaborativos, ganhando materialidade na forma de livros, exposições, instalações e intervenções urbanas.
Além de seus projetos pessoais, tem desenvolvido processos junto ao Coletivo Dodecafônico e faz a coordenação editorial da plataforma Conspire Edições. Realiza também trabalhos de ilustração, design e direção de arte com editoras, instituições e grupos diversos.
É formada em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2007), pós-graduada em artes no Instituto Universitário Nacional del Arte de Buenos Aires (2008) e atualmente desenvolve um mestrado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, no qual investiga cartografias subjetivas e formas de expressar graficamente as experiências do corpo caminhante na cidade.

RV fica na Avenida Cardeal da Silva, 158. Rio Vermelho em Salvador.